Gestão da Cadeia de Suprimentos

A gestão de riscos em uma empresa passa, necessariamente, por uma eficaz gestão da cadeia de suprimentos, que compreenda a importância de cada processo e como é possível fazer as coisas com mais segurança operacional.

A Komando tem um importante serviço de gestão de cadeia de suprimentos, ou supply chain, que ajuda sua empresa a organizar o fluxo de mercadorias e serviços, sempre de olho nas questões de segurança e logísticas.

 

Serviços

A Komando coloca à disposição de sua empresa uma série de serviços decisivos para uma estruturação de Supply Chain que garanta resultados. Conheça aqui os principais, mas não se esqueça de que a Komando tem sempre uma solução específica para a sua empresa, que pode ser criada de modo customizado.

Tecnologia para medição telemétrica

A medição telemétrica de produtos em tanques e silos é um importante fator de redução de custos, pois possibilita a intervenção e o reabastecimento apenas nos momentos em que isso é necessário. Esta tecnologia ajuda nos processos de segurança, uma vez que reduz a necessidade de transporte de cargas.

Monitoramento online

O monitoramento online de atividades de Supply Chain pode ser feito via GSM, satélite ou sistemas híbridos, conforme a necessidade de sua empresa. Essa atividade ajuda a reduzir custos e a minimizar falhas humanas, reduzindo os acidentes. O monitoramento é realizado sobre uma série de parâmetros previamente definidos, como velocidade, usos do câmbio, paradas pré-programadas, comportamento do motorista nas curvas, entre muitos outros.

Consultoria para equipamentos

Existe uma infinidade de produtos e equipamentos que apoiam operações de Suplly Chain e segurança operacional. É importante que sua empresa busque o apoio de especialistas antes de optar pela compra de um determinado equipamento, pois uma aquisição errada pode ser custosa e não atender as necessidades de sua empresa. Há casos ainda mais críticos em que os equipamentos a serem adquiridos precisam atender certos aspectos da apólice de seguro, o que exige profundo conhecimento antes da aquisição.

Parametrização

A Komando atua no processo de definição de parâmetros para o transporte de carga, como níveis de exigência do motor, velocidade, atitudes do motorista em curvas, comportamento em freadas, entre vários outros. Essa parametrização ajuda a ampliar a vida útil dos caminhões e pneus, bem como inibe situações de risco que levam a acidentes com comprometimento de carga. Receba mais informações sobre estas atividades clicando aqui.

Controle de Armazenamento

Controlar o armazenamento de produtos em tanques e silos significa a diferença entre lucro e perda. O desvio de estoque, a perda em transporte, acesso sem controle, tudo isso leva a perdas que podem comprometer a lucratividade e a competitividade, pois muitas empresas precisam compensar estas perdas com preços mais altos. A Komando promove um monitoramento online, 24 horas por dia, do:

Nível total de estoque de todo o parque monitorado.
Espaço interno residual de tanques e silos.
Consumo médio por tempo determinado (hora/dia/mês).
Estimativa para o limite mínimo de estoque.
Temperatura, entre outros, dependendo das necessidades de sua empresa.

Adicionalmente, a Komando pode monitorar outras atividades de interesse do cliente.

Controle de acesso a produtos

O controle de acesso a produtos armazenados é decisivo para evitar perdas decorrentes de desvio de material ou perda no transporte. Para esta atividade, a Komando realiza: Controla o acesso ao tanque ou silo Checa alterações sem prévia programação do volume armazenado Restringe o acesso apenas a veículos autorizados Garante acessos e liberação de produtos apenas para pessoas autorizadas Adicionalmente, a Komando pode executar outros tipos de controle de acesso a critério de sua empresa. Peça mais informações sobre esta atividade aqui.

Controle de Frotas

O controle de frotas é decisivo para manter os custos sob controle e garantir a lucratividade. Despesas com combustível, pneus e outros materiais podem impactar ou até comprometer a lucratividade, o que exige um controle apurado dessas atividades. Neste aspecto, a Komando pode ajudar sua empresa a monitorar:

Motor ligado com veiculo parado, para evitar consumo de combustível desnecessário.
Velocidades máximas: dia, noite, chuva.
Dirigibilidade na faixa econômica.
RPM máximo do motor.
Trafegar em ponto morto (“banguela”).
Acelerações bruscas, freadas bruscas e esforços exagerados nas curvas (esforço G).

Adicionalmente, a Komando pode ajudar sua empresa atuando diretamente com o motorista em algumas situações como:

Infrações aos parâmetros definidos pelo cliente, por motorista, inclusive com foto via satélite.
Horas trabalhadas pelos motoristas.
Controle de operações logísticas

Há uma série de controle de operações logísticas que podem garantir o lucro de uma operação. Conheça algumas das mais importantes:

Definição de alvos (pontos de passagem/paradas).
Definição do rotograma (rotas e tempos de entrada e saída), que será monitorado para garantir seu cumprimento.
Programação dos veículos/capacidade de carga (quando for usado o serviço de capacidade de embarque por veículo).
Cadastramento dos veículos (características e capacidade) e cargas (peso e volume).
Acionar o veículo mais próximo do alvo de carga (com a capacidade apropriada) para novos carregamentos.

Outras atividades podem ainda ser definidas a critério de sua empresa.

Painel de controle das operações via senha

A praticidade é decisiva quando o objetivo é redução de custos. Daí porque todas as atividades de controle desenvolvidas pela Komando pode ser gerenciadas por meio de um painel, com acesso controlado por senha. Este painel ajuda sua empresa a acompanhar tudo o que está sendo feito, tornando-se, assim, um importante aliado na tomada de decisões.

Alertas

A Komando ajuda sua empresa a definir uma série de alertas que avisam caso algo saia do previsto. Estes alertas ajudam os gestores dos processos de Supply Chain a controlarem as atividades em tempo real, evitando surpresas desagradáveis quando já é tarde demais para intervir.

Relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais acurados ajudam sua empresa a planejar o futuro e garantir um controle decisivo dos custos, visando a tomada de decisões. A Komando desenvolve relatórios gerenciais que podem apresentar dados sobre atividades como:

Ocorrências (não conformidades) por viagem/motorista.
Medição de movimentos no período.
Entradas e saídas do estoque (quando houver conhecimento do embarque).

Adicionalmente, outras atividades podem fazer parte dos relatórios gerenciais, ajudando sua empresa a manter tudo sob controle, especialmente os custos.

Treinamento dos recursos humanos envolvidos

As pessoas são o elo mais importante nos processos de Supply Chain, daí porque é importante prepará-las para a melhor operação possível. Por isso a Komando desenvolve treinamentos de pessoas visando o desenvolvimento de práticas eficientes de logística, garantindo assim o bom desempenho da sua empresa.

Objetivos do Supply Chain

As atividades de Supply Chain podem ampliar a lucratividade de sua empresa por meio da redução de gargalos e perdas.  Elas permitem racionalizar os processos de compra, produção e entrega de produtos e serviços, com o máximo de eficiência e segurança. A Komando ajuda sua empresa a planejar essas atividades, considerando os objetivos:

Garantir um adequado armazenamento de produtos para a entrega no menor tempo possível.
Garantir acesso ao produto somente a pessoas autorizadas, maximizando a segurança.
Melhorar os aspectos de manutenção de frota, reduzindo perdas com acidentes.
Ampliar a lucratividade no transporte de cargas.

 

Muitas empresas crescem de modo desordenado, estruturando suas operações conforme vão crescendo. Ao longo do tempo, surgem uma série de gargalos que poucos conseguem ver e resolver, o que permitiria fazer as coisas de modo mais econômico e produtivo. A Komando reúne profissionais especialistas na estruturação de operações de logística, garantindo a melhor operação, com a segurança mais efetiva.