Investigações Especiais e Assessoria Jurídica

A atividade de gestão de riscos e controle logístico exige um importante acompanhamento que é proporcionado por áreas de investigações especiais e assessoria jurídica.

Estas atividades são muito importantes, pois ajudam sua empresa a detectar problemas que estão causando desvio de produtos, perdas e comprometimento da receita.

As investigações são apoiadas por componentes jurídicos, pois muitas vezes sua empresa precisa de apoio legal especializado para saber como agir.

Serviços

A Komando coloca à disposição de sua empresa uma série de serviços investigativos e de assessoria jurídica que visam detectar problemas e resolvê-los de maneira ética e legal.

Conheça aqui os principais, mas não se esqueça de que a Komando tem sempre uma solução específica para a sua empresa, que pode ser criada de modo customizado.

Invetigações sobre crimes de patrimônio

Muitas vezes, apenas a existência desta atividade já inibe práticas criminosas no âmbito da organização, o que ajuda a garantir a lucratividade. Este tipo de atividade ajuda na detecção de problemas como fraudes no sistema bancário (conta corrente e cartão de crédito) praticadas por pessoas que se relacionam com a sua empresa. Esta atividade promove, ainda, a definição do seguro mais adequado a sua operações, seja ele de roubo patrimonial (cargas, veículos e equipamentos), sinistros em imóveis industriais, comerciais ou residenciais, náutica ou aeronáutica e vida. A atividade de investigação é feita de modo criterioso, responsável, sempre dentro da lei, com a produção de relatórios informativos de acompanhamento e conclusão final, com pareceres, fotos, gravações e eventuais relações com outros crimes, bem como sugestões de procedimentos a serem adotados.

Consultoria preventiva no gerenciamento de riscos

A gestão de riscos exige uma série de atividades preventivas, que podem tanto facilitar um desfecho favorável como impedir a prática de crimes. Para esta atividade, a Komando desenvolve visitas preventivas em todos os locais de risco, o que ajuda a inibir a prática de crimes.   Além disso, faz um levantamento detalhado das operações, ajudando a organizar os procedimentos de segurança. E promove o estudo de ambientes, apontando eventuais situações de risco á segurança. Adicionalmente, a Komando pode realizar outras atividades como:  

Avaliação do nível de segurança das informações da sua empresa.
Análises cadastrais de pessoas envolvidas nas operações.
Avaliação das relações com empresas prestadoras de serviços, clientes, fornecedores e outros ligados à operação.
Governança corporativa.
Avaliação da existência e efetiva aplicação de políticas administrativas.
Análise de certificações e documentações legais.
Produção de relatório final, com conclusões e recomendações.

  Estas atividades são valiosas pois podem inibir a prática de crimes que teriam um custo muito maior para sua organização, podendo comprometer sua lucratividade.

Assessoria jurídica na detecção de problemas ambientais

Hoje há muito mais controle social sobre atividades que envolvem riscos ambientais. Além disso, eventuais problemas no transporte de cargas perigosas podem ter um enorme impacto negativo na imagem de sua empresa, colocando a perder anos de investimento. A Komando tem larga experiência na detecção de riscos ambientais, propondo ações para o controle dos riscos e acompanhando a execução das soluções propostas, evitando assim ações administrativas, civis, criminais e trabalhistas.

Objetivos

Investigar desvios e puni-los é uma atividade muito complexa, pois implica na investigação de pessoas da empresa por pessoas da própria companhia.

Quando há desvio de material é decisivo que uma equipe externa, experiente, faça a investigação, pois isso ajuda a evitar acobertamentos e a tratar a questão da forma mais profissional possível, evitando constrangimentos legais futuros.

Além disso, nos casos em que problemas são detectados, as empresas precisam de apoio jurídico especializado, que garanta a melhor solução.